Sobre o Projeto

Sobre o Projeto

Enxergar e entender a maneira peculiar e intensa que as mulheres vivem cada fase da vida é o objetivo do projeto #ciclosdofeminino, da fotógrafa GraziVentura. Através da fotografia, o projeto propõe documentar com muita sensibilidade e veracidade um dia inteiro de uma mulher representante de cada um dos ciclos escolhidos pela fotógrafa. O resultado será mostrado em uma exposição de 3 dias em São Paulo dentro da próxima Feira Fotografar, em março de 2017.

“Sete anos atrás duas coisas mudaram a minha vida como mulher para sempre: a maternidade e a mudança para uma profissão conectada ao meu coração. Comecei, mesmo que sem saber, uma intensa jornada em direção ao meu centro, acessando valores e características muito intensas e femininas dentro de mim. Minha vida e profissão se misturaram e logo em meus primeiros projetos fotográficos o universo feminino esteve sempre muito presente”, explica a fotógrafa. Desde então, Grazi vem fotografando mulheres em diferentes fases da vida, percebendo através de suas lentes que cada uma delas vivia um ciclo peculiar, assim decidiu transformar essa experiência em um projeto fotográfico.

A fotógrafa escolheu sete ciclos da vida desde infância à maturidade, baseados na máxima de que a vida transcorre de 7 em 7 anos. “Em um mundo onde mulheres buscam seu lugar e seu empoderamento, o projeto é, acima de tudo, um convite visual ao autoconhecimento”, comenta Grazi.

A principal musa do projeto é a filha de sete anos de Grazi, que será fotografada durante todo o ano para representar a fase da infância. Além dela, a proposta é fotografar uma mulher a cada dois meses e a primeira já foi retratada no dia do parto de seu segundo filho, com o intuito de documentar os acontecimentos, sentimentos e histórias que acontecem durante o dia em que uma mulher dá luz ao seu filho. Grandes mulheres como a Rachel Maia, CEO da Pandora, 2a maior Joalheria do mundo participarão também desta longa empreitada fotográfica.

O ciclo da GESTAÇÃO.

O ciclo da GESTAÇÃO.